Conheça os principais pontos turísticos de Porto Alegre e encante-se

Muito churrasco, chimarrão e uma tradição mais que particular. O povo, a cultura e a história da Capital Gaúcha são detalhes tão particulares que é impossível não se apaixonar à primeira vista. Os pontos turísticos de Porto Alegre também são para lá de variados. É possível encontrar do natural ao arquitetônico, do cultural ao histórico. A Capital dos Pampas é mais que diversificada, tudo de uma maneira singular e muito marcante.

Para quem gosta de áreas verdes, fazer aquele roteiro históricos, bares e, claro, o friozinho tradicional do Sul, precisa conhecer tudo por aqui! As suas atrações vão do turístico ao casual. Dá para fazer aquele roteiro especial e conhecer um pouquinho mais desse povo de tradição tão forte.

Está planejando conhecer a Capital dos Pampas? Então convidamos você para fazer um pequeno tour com a gente pelos principais pontos turísticos de Porto Alegre e se encantar!

A Capital dos Pampas é uma senhora bem conservada

Fundada em 1772, como Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, Porto Alegre, foi palco de batalhas épicas e do esforço dos imigrantes em construir sua nova morada. Foi território espanhol em decorrência ao Tratado de Tordesilhas e, mais tarde, tomada pelos portugueses.

A história da antiga Freguesia ainda se mistura nitidamente entre os pontos turísticos de Porto Alegre. Quem chega por aqui hoje sequer percebe de cara seu passado de luta e histórias emocionantes, mas bastam apenas alguns bons minutos pelo Centro Histórico de Porto Alegre para ver toda a herança ainda muito bem guardada.

Considerada como uma das melhores cidades para se viver no Brasil, tanto economicamente quanto em qualidade de vida, Porto Alegre é destino de brasileiros e estrangeiros que curiosamente querem saber o que é que a capital mais ao Sul do Brasil tem de especial.

Da Orla do Guaíba para o mundo: o pôr-do-sol mais belo que você já viu

Quem visita os pontos turísticos de Porto Alegre não pode deixar de conhecer o Rio Guaíba, cartão-postal da cidade. Com uma paisagem mais que especial, o lugar oferece a contemplação de ilhas, uma ponte móvel, alguns centros culturais, e infraestrutura para a prática de esportes. Aos que gostam de caminhar ou andar de bike e skate, a orla do Rio Guaíba apresenta faixas dedicadas para essas práticas.

pontos turísticos de Porto Alegre - orla do guaiba

Suas águas se pintam de cores quentes para dar aos visitantes um final de tarde inesquecível, repleto de paz, beleza e tranquilidade. Quem passa por aqui, não imagina que a cena seja tão bonita, mas garantimos: cada segundo vale a pena! Tire uma tarde para curtir a Orla do Guaíba, conhecer a Usina do Gasômetro e, claro, aproveitar de quebra aquele pôr-do-sol mais que belol.

POA: um verdadeiro encontro com a natureza

Se você é daqueles que não dispensa visitar os parques das cidades que passa as férias, terá muito que ver em Porto Alegre. A cidade ainda preserva 65% do seu território, dedicando-os totalmente às espécies de plantas nativas da região.

Parque Farroupilha

O Parque Farroupilha, também chamado de Redenção, pode ser ousadamente considerado o mais significativo parque verde da cidade e também um dos pontos turísticos de Porto Alegre presentes no roteiro tradicional da capital.

Aqui é possível encontrar centenárias, além de algumas das espécies nativas de todo o Rio Grande do Sul. O passeio também permitirá você circular pelo orquidário local, um mini zoológico e um parque de diversões para os pequenos turistas.

pontos turísticos de Porto Alegre - parque farroupilha

Aos domingos, o “Brique da Redenção” reúne portoalegrenses de todos os bairros que vêm aqui expor e vender seus trabalhos. Aos que têm aquele acessório em casa que não usa mais, também pode vender. A feira é bem diversificada e você encontra roupa, sapato, artesanato e, claro, aquele lanchinho para reforçar a caminhada.

Parque Moinhos de Vento

No Parque Moinhos de Vento, o chamado Parcão, você pode praticar atividades ao ar livre e levar a criançada para a biblioteca infantil. Esse parque fica no bairro de mesmo nome e bem próximo ao Parque Farroupilhas. Para quem gosta de caminhar, dá para visitar os dois no mesmo dia.

Parque Marinha do Brasil

Seguindo um pouco mais, você encontra o Parque Marinha do Brasil. Essa área verde fica bem próxima ao Rio Guaíba, sendo palco para algumas festas na cidade. Um dos pontos turísticos de Porto Alegre fica dentro desse parque. O Jardim das Esculturas é um atrativos bem bonito de se ver. Criativo e curioso, esse jardim foi inaugurado durante a 1.ª edição da Bienal do Mercosul. No lugar você circula por esculturas de artistas locais em um clima bem diferenciado de outros pontos da cidade.

Os pontos turísticos de Porto Alegre também são uma referência em cultura brasileira

Não é à toa que Porto Alegre é a eleita de muitos estrangeiros para residência permanente. Além de todos os pontos turísticos que já citamos, a cidade ainda concentra vários centros culturais e museus.

Indicamos um dia de passeio pela Casa da Cultura Mário Quintana, pelo Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) – ícone expressivo do modernismo no Brasil -, além do moderno Santander Cultural.

pontos turísticos de Porto Alegre - casa mario quintana

Essas três instituições, entre tantas outras que existem na capital gaúcha, concentram exposições, eventos, oficinas, obras artísticas e literárias de vários artistas brasileiros e internacionais, formando um acervo gigantesco e incomparável. Também podem ser considerados como alguns dos tradicionais pontos turísticos de Porto Alegre. Ainda vamos preparar um Guia Completo de todos esses lugares para você, combinado?

Uma capital tão movimentada não poderia deixar de ter o seu bairro boêmio

O bairro Cidade Baixa é a expressão da boemia e não deixa também de estar presente na lista dos pontos turísticos de Porto Alegre. Concentrando diversos bares tradicionais, o bairro fica próximo a diversos atrativos da cidade, já que está no Centro Histórico.

Repleto de contrastes, esse é o destino certeiro de quem procura muita diversão, qualquer hora do dia e qualquer dia da semana. Circulando pela vizinhança você encontra algumas casinhas que datam dos anos 50 ou início do século passado. Elas são muito bem preservadas e hoje, acomodam boates, restaurantes e hostel.

pontos turísticos de Porto Alegre - cidade baixa

Do ladinho do Parque Farroupilha e a 20 minutos do Mercado Público de Porto Alegre, o bairro não deixa nada a desejar. Para quem gosta de ficar cercado de atrativos e opções também para diversão, a vizinhança conta com hostel e outros serviços de hospedagem.

Gostou dos pontos turísticos de Porto Alegre que escolhemos para você? A cidade tem muito mais guardadinho e contaremos em outros posts aqui no blog. Aproveita e dá uma olhada em nosso vídeo, mostrando esses e outros lugares da capital, que preparamos para você!

Agora conta pra gente, qual foi o lugar, dos que citamos,  que você mais gostou e quer conhecer em Porto Alegre? Deixe seu comentário!

Até mais!

Equipe Cidade Baixa Hostel!

Fotos: Google

1 Comentário

  1. […] Um verdadeiro cenário de filme, não acha? E o melhor: tanto a Avenida Borges de Medeiros quanto o Viaduto Otávio Rocha ficam no Centro Histórico, onde é possível encontrar alguns pontos turísticos de Porto Alegre. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Português English Español
RESERVE JÁ!