Único no mundo, o Viaduto Otávio Rocha é puro encanto

Quem chega em Porto Alegre pensa logo nos pontos turísticos, nas baladas, nos restaurantes, mas não imagina encontrar uma verdadeira obra de arte logo ali no centro. Cruzando a Avenida Borges de Medeiros você encontra o Viaduto Otávio Rocha, cartão postal da cidade e palco de lindas histórias de amor.
Ficou curioso para saber porque um viaduto é tão especial para o povo dessa cidade? A gente conta!

Estilo arquitetônico único

Inaugurado em 1932, o Viaduto Otávio Rocha é pura classe e beleza. Com sua arquitetura única de balaústres ele conta com decorações próprias de uma época onde a riqueza de detalhes emprestava à cidade uma vista magnífica.

Hoje povoado por pequenos comércios que dão vida à construção, o Viaduto é tombado como Patrimônio Histórico da cidade. Ele também preserva seus encantos ainda da época da inauguração, como uma das mais belas vistas do centro urbano de Porto Alegre, por exemplo.

Para enfatizar o valor histórico e cultural do Viaduto Otávio Rocha, em 2008 o passeio superior da construção recebeu o nome de Passeio das Quatro Estações, onde cada escadaria recebe o nome de uma das estações do ano.

Cartão postal da cidade, o Viaduto Otávio Rocha é palco de lindas histórias

Em seus 83 anos de existência, o Viaduto Otávio Rocha já presenciou muitas cenas. Entre aquelas que todos gostam de recordar estão os pedidos de casamento, as bodas, os 15 anos e as declarações apaixonadas de quem escolheu o cenário a dedo para relembrar momentos tão importantes de suas vidas.

Até mesmo as empresas reconhecem os encantos do Viaduto e fazem dele cenário para peças publicitárias e comerciais de TV. Palco de muitos momentos do tipo, a mídia porto-alegrense sempre dá um jeito de destacar a importância que tamanha obra de arte deve ter no cenário nacional.

Um dos Pontos Turísticos de Porto Alegre, o Viaduto Otávio Rocha fica no Centro da capital.

Um dos Pontos Turísticos de Porto Alegre, o Viaduto Otávio Rocha fica no Centro da capital.

O comércio de rua e a Avenida Borges de Medeiros

Nas 34 lojas que compõem o complexo comercial do Viaduto Otávio Rocha, você encontra artesanato, barbearia, lotérica, lanchonetes e até vinis antigos. Tudo complementa aquele charme todo especial que somente os bons apreciadores de antiguidades sabem reconhecer.

Sob o Viaduto, numa reta que parece quase infinita, vemos a Avenida Borges de Medeiros, com suas construções modernas contrastando com a arquitetura rebuscada do Passeio das Quatro Estações. Por ali, o tráfego é intenso e a memória traz à tona os bons tempos do Cine Theatro Capitólio, inaugurado em 1928 e onde hoje se concentra o acervo audiovisual de todo o Rio Grande do Sul.

Dica especial: no prédio do Cine Theatro você ainda desfruta de um café à moda antiga, visita exposições de arte e ainda pode apreciar momentos únicos na sala de cinema que comporta 164 cinéfilos por vez.

Do tráfego intenso para a tranquilidade da natureza

Seguindo ainda na Avenida Borges de Medeiros, você encontra restaurantes, lojas, boutiques e todo o tipo de distração, até chegar à esquina da Rua da Praia, ou Esquina Democrática. Esse ponto foi e continua sendo palco de manifestações culturais e políticas.
Logo adiante o movimento todo se dissipa e você pode vislumbrar o limite com o Parque da Marinha do Brasil, onde a paz e a tranquilidade reinam todos os dias da semana.

Um verdadeiro cenário de filme, não acha? E o melhor: tanto a Avenida Borges de Medeiros quanto o Viaduto Otávio Rocha ficam no Centro Histórico, onde é possível encontrar alguns pontos turísticos de Porto Alegre.

1 Comentário

  1. janete disse:

    muito bom o seu artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Português English Español
RESERVE JÁ!