Arte, cultura e uma volta ao passado no Centro Histórico de Porto Alegre

As belezas de Porto Alegre não são uma novidade recente. Muitas delas foram planejadas séculos atrás e escondem segredos que você sequer imagina. O Centro Históricos de Porto Alegre guarda muito dessas histórias contadas pelas ruas do bairro central da cidade. Mostraremos alguns desses segredos fazendo um passeio único pela região. Confira!

Praça da Alfândega: uma história secular

Quem passa pela Praça da Alfândega sequer imagina que essa estrutura toda começou a ser desenvolvida no século XVIII, com a criação do primeiro porto fluvial de Porto Alegre. Com o passar dos anos, o porto fluvial foi crescendo, se modificando, e tornando-se um ponto de referência na cidade.

centro historico de porto alegre - praça da alfandega

Sua importância cresceu tanto que em 1865 o próprio D. Pedro II esteve na cidade e inaugurou o Chafariz da Imperatriz. Essa é uma obra de arte única, que desapareceu com o desenvolvimento da cidade e as constantes transformações que a Praça sofreu ao longo dos anos.

Mas essa história secular não para por aí. Em 1912 criou-se espaço para que hoje o entorno da Praça se tornasse um dos pontos turísticos mais visitados do Centro Históricos de Porto Alegre. É por ali, entre árvores, pássaros, estátuas e ruas cheias de movimento que ficam o MARGS, o Memorial do Rio Grande do Sul e o Santander Cultural, atrações imperdíveis que você vai conhecer a partir de agora.

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul: um ícone do modernismo brasileiro

Chamado carinhosamente de MARGS, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli teve uma participação expressiva na consolidação do modernismo no Brasil. Nele reune-se um acervo espetacular de artistas nacionais e internacionais.

Localizado na antiga Delegacia Fiscal da Fazenda do Estado, no Centro Históricos de Porto Alegre, a construção conta com projeto arquitetônico alemão, desenvolvido pelo arquiteto Theodor Wiederspahn, figura ilustre da época. O destaque do MARGS, visto do lado de fora, está na fachada exuberante com figuras esculpidas nos moldes do século XIX.

centro historico de porto alegre - magrs

O espaço que hoje abriga o maior acervo público de arte gaúcha conta também com cursos, mostras, palestras, seminários, exposições e outros eventos culturais. O principal objetivo do espaço é preservar a memória artística e cultural do Estado.

Memorial do Rio Grande Sul

Localizado na antiga Agência dos Correios e Telégrafos, o Memorial do Rio Grande do Sul é um espaço cultural que concentra centenas de obras que contam a história e cultura gaúchas. O espaço, em localização privilegiada no Centro Históricos de Porto Alegre, foi construído sob forte influência alemã e estilo eclético. Aqui você conhece melhor o desenvolvimento econômico, artístico e político da cidade.

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 20.03.12: Memorial do RS. Foto: Alina Souza/ Palácio Piratini

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 20.03.12: Memorial do RS. Foto: Alina Souza/ Palácio Piratini

No Memorial do Rio Grande do Sul você encontra uma série de atrações imperdíveis, como o Museu Postal, a Sala do Tesouro, A Linha do Tempo e as Colunas Personagens. Pode ainda participar de eventos culturais e exposições que acontecem por lá.

Santander Cultural e a concentração da tradição gaúcha no Centro Históricos de Porto Alegre

centro historico de porto alegre - santander cultural

Para fechar o trio de centros de resgate artístico e cultural do Rio Grande do Sul, você não pode deixar de visitar o Santander Cultural. Alocado em um prédio histórico do Centro Históricos de Porto Alegre, ele conserva as mesmas características neoclássicas dos demais centros culturais da região e contribui significativamente para a conservação da história do povo gaúcho.

Um belo passeio, não é mesmo? O Centro Históricos de Porto Alegre ainda guarda muito mais que você pode descobrir em um passeio muito divertido. Escolha um hostel nessa região e aproveite para descobrir cada canto do bairro em poucos passos!

Fotos: Google

2 Comentários

  1. […] Seguindo pela Rua General Câmara, você chega até a Praça da Alfândega, onde estão localizados o MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul, o Memorial do Rio Grande do Sul e o Santander Cultural. Todos esses pontos turísticos de Porto Alegre você também já conheceu em outra conversa! […]

  2. Gloriane disse:

    Superbly ililmunating data here, thanks!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Português English Español
RESERVE JÁ!